Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE
O IBGE desempenha um papel crucial ao fornecer dados e estudos sobre infraestrutura e transportes nas cidades brasileiras. Suas pesquisas permitem compreender a qualidade e a disponibilidade de serviços básicos, como abastecimento de água, saneamento, energia elétrica e transporte público. Além disso, o IBGE coleta informações sobre a malha viária, rodovias, ferrovias e aeroportos, possibilitando análises sobre a conectividade e acessibilidade das cidades. Esses dados são essenciais para o planejamento urbano, o desenvolvimento de políticas de mobilidade e a busca por soluções eficientes e sustentáveis na área de infraestrutura e transportes nas cidades brasileira
Composição da Frota de Campina Grande – 2018
No estado da Paraíba, a mobilidade urbana desempenha um papel fundamental nas cidades de Campina Grande, João Pessoa, Patos e Santa Rita. De acordo com as estimativas populacionais do IBGE de 2021, essas cidades enfrentam desafios distintos em termos de transporte e mobilidade.
Em Campina Grande, com uma população de cerca de 413.830 habitantes, a frota total de veículos alcança aproximadamente 182.241, resultando em uma proporção de aproximadamente 44 veículos para cada 100 mil habitantes. Esse número indica uma alta dependência de veículos particulares na cidade.
João Pessoa, a capital do estado, com uma população estimada em 817.511 habitantes, possui uma frota de aproximadamente 464.254 veículos, o que equivale a cerca de 57 veículos por 100 mil habitantes. Apesar de ter uma população maior, a proporção de veículos por habitante em João Pessoa é relativamente maior do que em Campina Grande.
Em relação às cidades de Patos e Santa Rita, os dados sobre a frota de veículos por 100 mil habitantes não foram especificamente mencionados. No entanto, é importante ressaltar que a mobilidade nessas cidades também é impactada pela quantidade de veículos particulares em circulação, o que pode gerar desafios de tráfego e congestionamentos.
Diante desses números, é evidente a necessidade de investimentos em transporte público eficiente, infraestrutura viária adequada e alternativas de mobilidade sustentável para melhorar a qualidade de vida e garantir a acessibilidade nas cidades paraibanas. A busca por soluções que promovam a integração e a eficiência no transporte é essencial para enfrentar os desafios da mobilidade urbana nas diferentes regiões do estado.
Fonte: IBGE(2021)/DENATRAN(2018)
Perspectiva da Mobilidade de Campina Grande
O Município de Campina Grande de acordo com os dados do DENATRAN/IBGE – 2018 detém em maioria a presença de automóveis representando cerca de 49% do total, seguidos das motos, que correspondem a aproximadamente 40%. Os caminhões/camionetas representam cerca de 13% da frota, enquanto os ônibus/micro-ônibus e outros veículos representam parcelas menores, com 0,7% e 1% respectivamente.
Essa distribuição de veículos reflete a preferência individual pela mobilidade, com uma grande quantidade de carros e motos, além da importância da logística e do transporte coletivo para a cidade. A presença significativa de carros e motos evidencia a preferência individual pela mobilidade, enquanto a quantidade de caminhões e ônibus destaca a importância da atividade econômica e do transporte coletivo.
A cidade possui uma frota total de 182.241 veículos. Com base na população de 413.830 habitantes (2021) pelo IBGE, o uso de transporte coletivo (ônibus/micro-ônibus) é de aproximadamente 303,4 por 100 mil habitantes, enquanto o uso de veículos particulares (carros e motos) é de cerca de 37.65 por 100 mil habitantes. Esses números destacam a importância do transporte coletivo na cidade, mas também mostram uma alta dependência de veículos particulares.
Fonte: IBGE(2021)/DENATRAN(2018)
CENÁRIO NO NORDESTE VS PARAÍBA
ALERTA: Saúde orçamentária da Secretária Municipal de Saúde de Campina Grande.
No contexto da mobilidade urbana, a Paraíba, localizada na região Nordeste do Brasil, enfrenta desafios semelhantes aos demais estados nordestinos. A infraestrutura viária e o transporte público desempenham papéis cruciais na busca por soluções que melhorem a mobilidade nas cidades paraibanas.
A Paraíba, com suas principais cidades, como João Pessoa, Campina Grande, Patos e Santa Rita, busca melhorar a acessibilidade e a eficiência dos sistemas de transporte público. No entanto, em comparação com outros estados do Nordeste, ainda há necessidade de investimentos para atender às demandas crescentes.
Em termos de frota de veículos por 100 mil habitantes, a Paraíba apresenta números relativamente semelhantes às demais cidades nordestinas, a dependência de veículos particulares é uma característica comum na região.
Fonte: IBGE(2021)/DENATRAN(2018)
Frota Total de Veículos: NE x PB
O Nordeste como um todo enfrenta desafios complexos devido ao rápido crescimento populacional, expansão urbana e demanda por soluções de mobilidade sustentável. É essencial que os governos locais e órgãos responsáveis invistam em infraestrutura de transporte, incluindo sistemas de transporte público eficientes, melhorias nas vias urbanas e opções de mobilidade sustentável, como ciclovias e pedestres.
A busca por uma mobilidade urbana mais eficiente e acessível é uma meta compartilhada em toda a região nordeste, incluindo a Paraíba. A colaboração entre os municípios, governos estaduais e organizações de transporte é fundamental para enfrentar esses desafios e proporcionar melhores condições de deslocamento, contribuindo assim para o desenvolvimento socioeconômico e a qualidade de vida da população.
Fonte: IBGE(2021)/DENATRAN(2018)
Distribuição de Frota Total na Paraíba
LOGÍSTICA DOS TRANSPORTES NO BRASIL
O estudo da logística dos transportes no Brasil realizado pelo IBGE desempenha um papel fundamental na compreensão e análise da infraestrutura de transporte em todo o país. No contexto da região Nordeste, destaca-se o estado da Paraíba, que possui características geográficas e econômicas que influenciam diretamente a logística de transportes.
A Paraíba, localizada estrategicamente no Nordeste, possui portos marítimos de grande importância, como o Porto de Cabedelo, que impulsiona o comércio e a atividade econômica na região. Além disso, o estado conta com uma malha viária que interliga as principais cidades e regiões, facilitando o transporte de cargas e o deslocamento de pessoas.
O estudo do IBGE analisa diversos aspectos da logística de transportes, como a disponibilidade e qualidade das rodovias, ferrovias, hidrovias e aeroportos. Isso permite identificar gargalos, pontos de estrangulamento e oportunidades de melhorias na infraestrutura de transporte do estado..
O conhecimento sobre a logística dos transportes é essencial para o desenvolvimento econômico e social da região Nordeste e, em particular, da Paraíba. O estudo do IBGE oferece subsídios para o planejamento e tomada de decisões estratégicas, possibilitando o desenvolvimento de políticas públicas eficientes, investimentos adequados e a promoção da integração entre os diferentes modais de transporte.
Dessa forma, o estudo da logística dos transportes no Brasil realizado pelo IBGE, com destaque para a região Nordeste e o estado da Paraíba, contribui para a melhoria da infraestrutura e o impulsionamento do setor de transporte, promovendo o crescimento econômico, a geração de empregos e o bem-estar da população.
Fonte: IBGE(2021)/DENATRAN(2018)
Frota Total por Unidade de Federação
Fonte: IBGE(2021)/DENATRAN(2018)
Transporte No Brasil: Quadro Geral
Fonte: IBGE(2014)
Copyright 2021 ©
Observatório de Campina Grande