A Rainha do Futebol – campinenses e campinagrandenses
“Recordar hoje é meu tema”!
Campina Grande é a capital do futebol paraibano, nela figura não apenas dois dos maiores clubes de futebol do Estado, mas também um dos maiores clássicos regionais, “Os Maiorais”. Além de Treze e Campinense, outros clubes como Desportiva Perilima, Grêmio Serrano e Desportiva Borborema atuam nos campos do município. O mais antigo clube de Campina Grande é o Campinense Clube, que, por sua vez, possui o mesmo codinome do nativo do município, gerando a saudável brincadeira dos torcedores adversários de se denominarem “campinagrandenses”.
O Campinense foi fundado em 1915, como “Sociedade Recreativa Campinense Club”. A princípio, surgiu como uma agremiação social, promovendo bailes carnavalescos e juninos, quermesses e diversos encontros culturais da sociedade campinense, apenas em 1917, o clube ganha seu departamento desportivo, vencendo sua primeira partida em 1919. Pouco depois o Campinense encerra suas atividades esportivas e volta a competir apenas em atividades sociais disputando com o Aliança Clube 31. Em 1950 o Campinense retoma suas atividades esportivas de forma amadora e em 1958 o clube se profissionaliza, e de imediato se apresenta como um dos melhores da Paraíba.
O primeiro estádio do Campinense foi o Plínio Lemos (1958), em uma parceria com a Prefeitura de Campina Grande, essa parceria é encerrada em 1999 e em 2006 o clube conclui seu próprio estádio, o Renatão, conhecido como “Toca da Raposa”. Destaca-se no Campinense o título Heleno Lopes de 1977, os 6 títulos do Torneio Início do Campeonato Paraibano, as 2 Copas Paraíba, os 22 títulos do Campeonato Paraibano, e os títulos da Copa Nordeste (2013), Taça Brasil Zona Nordeste (1962) e o Torneio Paraíba – Rio Grande do Norte (1962).
O Treze Futebol Clube, também conhecido como Galo da Borborema, foi fundado em 1925, por Antônio Bióca e iniciou sua trajetória esportiva já em 1926. Recebeu esse nome pelo fato de serem 13 o número de fundadores da equipe. A estrela em cima do seu brasão se refere ao título invicto do Campeonato Paraibano de 1966. Em 1968 o Treze teve a honra de ter o craque Garrincha vestido sua camisa em uma partida amistosa contra a Romênia.
Em 1940 foi fundado o Estádio Presidente Vargas, no Bairro do São José, tornando o clube possuidor de um dos maiores estádios particulares do Nordeste. Destaca-se no Treze os 22 títulos municipais de Campina Grande, os 5 títulos do Torneio Início do Campeonato Paraibano, a Copa Paraíba de 2009 e os 16 títulos do Campeonato Paraibano. Um título adotado pela torcida é o de Campeão da Série B de de1986.
HISTÓRIA EM VÍDEOS
Copyright 2023 ©
Observatório de Campina Grande